Cachaços de Bacalhau Lugrade I Ervilhas de Quebrar I Laranja - Lugrade - O Melhor Bacalhau do Mundo
Cachaços de Bacalhau Lugrade I Ervilhas de Quebrar I Laranja
1h15m
4
Ingredientes

4 cachaços de bacalhau Lugrade

0,3 l azeite

6 dentes de alho laminado

2 laranjas

1 kg ervilhas de quebrar

2 folhas de louro

300 g manteiga

600 g cenoura

200 g cebola

100 g de alho francês

1 anis estrelado

2 l caldo de bacalhau*

Sal q.b.

Pimenta branca q.b.

Preparação

Descasque e corte a cenoura e a cebola em rodelas. Numa panela, junte aos ingredientes anteriores, o caldo de bacalhau, dois dentes de alho, anis estrelado, alho francês, sal e pimenta. Leve ao lume e deixe cozinhar durante uma hora. Depois de cozido, escorra os legumes e reserve o caldo. Com um liquidificador triture os legumes e adicione o caldo necessário para obter um puré homogéneo. Retifique temperos. (Caso pretenda, poderá substituir a cenoura por abóbora.)

Disponha os cachaços de bacalhau Lugrade num tabuleiro. Tempere com um fio de azeite, dois dentes de alho laminados, raspa das laranjas e leve ao forno pré-aquecido a 180ªC, durante 9 minutos.

Coloque num tacho, água com sal, um fio de azeite, pimenta e as folhas de louro. Deixe ferver 5 minutos e depois coloque as ervilhas de quebrar durante cerca de 3 minutos. (Poderá fora de época substituir por ervilha).

 Reserve 100 gramas de ervilha de quebrar para finalizar o prato. Emulsione as restantes ervilhas com a manteiga até obter a textura de puré. Retifique de sal e pimenta.

Para servir disponha os cachaços de bacalhau Lugrade com os purés e legumes. Finalize emulsionando a gelatina e azeite que ficará no tabuleiro e disponha pelo prato como vê na fotografia.